Sementes de Aldrago / Pau-Sangue
Leguminosae-Papilionoideae (Fabaceae)
Pterocarpus violaceus Vog.
Nomes Populares: Aldrago, Folha-larga, Pau-sangue, Sangueiro, Dragociana, Pau-vidro.
Ocorrência: Sul da Bahia, Minas Gerais até o Paraná, na floresta pluvial da encosta atlântica.
Morfologia: Altura de 8-14 m, com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Folhas compostas, com 5-7 folíolos glabros, de 4-8cm de comprimento por 3-5 cm de largura.
Fenologia: Floresce a partir de meados de outubro, prolongando-se até início de dezembro. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de maio-julho, entretanto permanecem na árvore por mais alguns meses.
Informações Ecológicas: Planta perenifólia, heliófita, aparentemente indiferente às condições físicas do solo, característica da floresta pluvial da encosta atlântica. É encontrada tanto na floresta primária densa como nas formações secundárias.
Madeira: Leve (densidade 0,55 g/cm³), textura média, grã direita, de baixa resistência ao apodrecimento e ao ataque de cupins de madeira seca, com alburno e cerde indistintos.
Informações Complementares: A madeira é indicada para acabamentos internos,como guarnições, rodapés, molduras, para confecção de peças torneadas, embalagens, portas, painéis, formas de concreto, etc. A árvore é muito ornamental, tanto pela folhagem brilhante e delicada como pela curta porém bela florada; pode ser usada com sucesso no paisagismo em geral, o que já vem sendo feito em muitas cidades do Estado de São Paulo, principalmente para arborização de ruas. Como planta adaptada à insolação direta e de fácil multiplicação, é componente indispensável nos reflorestamentos de áreas degradadas de preservação permanente.