Armadilhas luminosas são consideradas dispositivos para atração e captura de insetos nas formas aladas e que apresentam fototropismo positivo (que possuem atividade noturna e são atraídos pela luz entre as 19:00 e 05:00 horas).
O funcionamento desta armadilha fundamenta-se nas características da radiação luminosa do espectro eletromagnético. A radiação luminosa nada mais é que o resultado da movimentação de elétrons. Quando a velocidade da radiação ultrapassa os 1x110 cm/s é o momento exato em que a matéria se transforma em ondas denominadas radiações. As radiações se propagam a uma velocidade de 300.000 km/s (velocidade da luz).
As ondas podem ser medidas em função de seu comprimento e de acordo com esses valores obtém-se uma escala. Esta escala denomina-se espectro eletromagnético.
Observando um espectro eletromagnético a radiação visível pelo homem esta situada entre 390 e 770 (mµ) milicron abrangendo as cores básicas violeta, anil e azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Radiações com comprimento entre 770 e 2500 mµ são considerados os raios infravermelhos e as situadas entre 300 e 390 mµ são denominadas de ultravioleta. A radiação ultravioleta é considerada a mais importante em relação à atratividade dos insetos.
O método baseia-se na interrupção do ciclo de vida do inseto no estágio adulto através de seu aprisionamento e morte na armadilha. Assim, cada fêmea atraída e morta antes da postura representa a eliminação de centenas de ovos que eclodiriam gerando pequenas larvas, caso ocorresse a oviposição.
A armadilha serve como referencial para se iniciar o controle do inseto e pode contribuir para a redução de populações de pragas até próximo ao nível de dano econômico, refletindo numa menor utilização de inseticidas.
Destaca-se na coleta os insetos das ordens Coleoptera (besouros), Lepidoptera (mariposas), Heteroptera (percevejos, cigarrinhas e cigarras), Orthoptera (gafanhotos e grilos) e Diptera (moscas e mosquitos).
Posição ou local de instalação das armadilhas na lavoura:
-No interior, para a captura dos adultos entes na área;
-No perímetro, para impedir a penetração de adultos migrantes para o interior do campo.
Densidade de armadilhas por hectare: 1 para 6 a 10 hectares
Devem ser instaladas nos pontos mais altos da área, devendo a parte inferior tangenciar a parte superior da lavoura. Deve-se evitar a instalação próxima a obstáculos que impeçam a visibilidade da luz.
Vantagens da armadilha luminosa:
- Identificação das pragas antes da ocorrência do dano na lavoura;
- Diminuição considerável das infestações;
- Diminuição ou eliminação das aplicações de agrotóxicos;
- Minimização de impactos negativos (poluição e contaminação ambiental)
Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item.
Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads?
Informar aqui