Fórmula: Triclorfone ................................................................................................................... 97 g Excipiente q.s.p. ....................................................................................................... 100 g Indicações: Neguvon é indicado para o tratamento de bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos, suínos e aves contra parasitas externos e internos. Neguvon elimina e controla bernes (Dermatobia hominis), bichos da cabeça (Oestrus ovis), larvas do estômago (Gasterophilus spp.), habronemose gástrica e cutânea (Habronema spp.), sarnas, piolhos, moscas e vermes., sensíveis ao triclorfone. Indica-se também seu uso por pulverização ou no preparo de iscas para o controle de parasitas nas instalações onde se criam animais. Neguvon não se acumula no organismo dos animais. O desdobramento e a eliminação do princípio ativo e seus metabólitos ocorrem logo nas primeiras horas após a aplicação. Dosagem: Bovinos
Contra Bernes - Uso Externo
Aplicação no fio do dorso: Preparar uma solução a 10%. Dissolver em água 1 medida (10 g) em 100 mL de água ou 150 g em 1,5 litros, ou ainda um pacote de 500 g em 5 litros de água. Despejar lentamente sobre o lombo do animal, esfregando-se com uma escova no sentido contrário ao dos pêlos. A dosagem básica é de 1 mL desta solução, para cada 4 kg de peso do animal. Recomendamos as seguintes doses, de acordo com as diferentes faixas de peso vivo dos bovinos: 50 a 80 kg peso ......................... 20mL 81 a 120 kg peso ....................... 30mL 121 a 160 kg peso ..................... 40mL 161 a 200 kg peso ..................... 50mL 301 kg peso acima: ................. 100 mL
Se a aplicação com escova for difícil, devido à indocilidade dos animais a serem tratados, pode-se usar a mesma solução a 10% de Neguvon com o pulverizador. As quantidades usadas são as mesmas que as indicadas para a aplicação com escova. De modo geral não se deve molhar mais que o fio do dorso, da nuca até a garupa.
Aplicação local: Em pequenas infestações pode-se pincelar sobre os bernes uma mistura de Neguvon com óleo, dissolvendo-se 2 a 4 medidas (20 a 40 g) em um litro de óleo (solução de 2 a 4%). Mexer bem a mistura durante o tratamento.
Aplicação com o pulverizador: Preparar uma solução a 0,4%. Dissolver em água, de preferência morna, 8 medidas (80 g) para um pulverizador costal de 20 litros, ou um pacote de 500 g em 125 litros de água. Pulverizar todo o animal até deixá-lo bem molhado, gastando-se em média 3 litros de solução por animal adulto.
Contra Sarnas, Piolhos e Moscas - Uso Externo
Aplicação com pulverizador: Pulverizar os animais e instalações com uma solução de Neguvon 0,2 a 0,4% (4 a 8 medidas para um pulverizador costal de 20 litros). Gasta-se em média 1 litro da solução para cada 5 m2 de área. Repetir o tratamento após 7 dias.
Contra Bernes e Vermes sensíveis ao triclorfone - Uso Interno
Aplicação oral: Preparar uma solução a 10%. Dissolver 150 g em 1,5 litros de água ou 500 g em 5 litros de água. Usar 0,5 mL da solução a 10% para cada kg peso. Com esta dosagem, além dos bernes, são eliminados também os vermes Haemonchus spp., Ostertagia spp. e Oesophagostomum spp. A dose poderá ser aumentada para 0,8 mL da solução para cada kg peso, quando for necessário combater outros parasitas, especialmente a Cooperia spp. A dose máxima em qualquer caso é de 200 mL/animal.
Aplicação oral misturado no sal: Deixar o gado sem sal por 5 dias, a fim de provocar aumento do apetite pelo mesmo. Calcular a quantidade de sal suficiente para 5 dias, de acordo com o peso e o número de animais que vão ser tratados, e adicionar a quantidade correta de Neguvon ao sal, misturando bem. A dosagem básica é de uma colher medida (10 g) de Neguvon para cada 200 kg de peso do gado a ser tratado. Exemplo: se o peso total do lote a ser tratado, independentemente do peso individual ou da idade dos animais for de 10.000 kg de peso, deveremos então adicionar 500 g de Neguvon à quantidade de sal que vai ser oferecida ao gado. Fornecer ao gado a mistura de Neguvon com sal necessária para ser consumida em até 5 dias. Uma vez consumida esta mistura, voltar ao uso do sal de rotina da propriedade. Este tratamento pode ser repetido a cada 30 dias.
Ovinos e Caprinos
Contra vermes sensíveis ao triclorfone e o ¿Bicho da cabeça¿ (Oestrus ovis) - Uso Interno
Aplicação oral: Preparar uma solução a 10%, ou seja, 1 medida (10 g) em 100 mL, 150 g em 1,5 litros ou ainda 1 pacote de 500 g em 5 litros de água. Mexer bem até que todo o pó tenha sido dissolvido. Usar a solução no dia do preparo. Separar os animais por lotes de mesmo peso, a fim de calcular a dose por cada grupo. Dosagem: 1 mL para cada kg de peso, isto é, um animal de 40 kg recebe 40 mL da solução. Com esta dose, eliminam-se também os vermes Haemonchus spp., Ostertagia spp., Oesophagostomum spp. e a Cooperia spp. A dose máxima é de 50 mL por animal adulto.
Equinos
Contra Habromenose Cutânea (Ferida de Verão) - Uso Externo
Aplicação local: Usar uma mistura com pomadas neutras - vaselina - na concentração de 5%. No mesmo tratamento, pode-se aplicar Neguvon via oral na dose de 3 g para cada 100 kg de peso vivo, para a obtenção de efeito mais potente.
Contra Sarnas, Piolhos e Moscas
Aplicação com pulverizador: Pulverizar os animais, instalações, arreios, etc. com uma solução de Neguvon 0,2 a 0,4% (4 a 8 medidas para um pulverizador costal de 20 litros). Gasta-se em média 1 litro da solução para cada 5 m2 de área. Repetir o tratamento após 7 dias.
Contra Gasterofilose e Habronemose Gástrica - Uso Interno
Aplicação oral: Neguvon tem ação por excelência sobre Habronema spp. e Gasterophillus spp. - larva do estômago. Atua também sobre os vermes Parascaris spp. e Oxyuris spp. Dosagem: 3 a 4 g de Neguvon para 100 kg de peso; por exemplo, 1 medida rasa (10 g) para um cavalo de 300 kg. A dose é individual e misturada com ração, mel ou cana picada. Também podemos usar uma seringa plástica com a frente cortada, enchê-la com Neguvon - cada mL da graduação da seringa corresponde a 1 g, introduzi-la na boca do animal. Pode-se também diluir a dose em um pouco de água e aplicar com pistola dosificadora ou sonda naso-esofagiana.
Suínos
Contra Sarnas, Piolhos e Moscas - Uso Externo
Aplicação com pulverizador: Pulverizar os animais e instalações (paredes, frestas e camas das pocilgas) com uma solução de Neguvon 0,2 a 0,4% (4 a 8 medidas para um pulverizador costal de 20 litros). Gasta-se em média 1 litro da solução para cada 5 m2 da área. Repetir o tratamento após 7 dias.
Contra Outros Parasitas sensíveis ao triclorfone - Uso Interno
Aplicação oral: Neguvon tem ação frente aos vermes Ascaris spp., Oesophagostomum spp., Hyostrongylus rubidus, Stephanurus dentatus e Trichuris spp. Prepara-se uma solução a 10%, ou seja, 10 g em 100 mL, 150 g em 1,5 litros e 500 g em 5 litros de água. Aplicar 4 mL da solução para cada 10 kg de peso, misturando-se a um pouco de ração.
Aves
Contra Piolhos das Aves e Moscas dos Aviários - Uso Externo
Aplicação com pulverizador: Pulverizar as galinhas, galinheiros, especialmente paredes, frestas e ninhos com uma solução a 0,1 - 0,2% (2 a 4 medidas para um pulverizador costal de 20 litros). Gasta-se em média 1 litro da solução para cada 5 m2 de área. Repetir o tratamento após 7 dias.
Uso Geral
Contra moscas em geral, preparar iscas (cana, melaço, leite, açúcar, cordões embebidos) com Neguvon na concentração de 10%. Administração: Uso tópico ou oral. Precauções: Neguvon, usado segundo as recomendações, é perfeitamente tolerado pelos animais e pelo aplicador. Entretanto, como medidas de segurança, recomendamos: usar luvas protetoras para o preparo e aplicação do produto, lavar bem com água e sabão as partes do corpo que entrarem em contato com o produto; lavar as mãos e o rosto após o término da aplicação; não fumar ou comer durante a aplicação ou manuseio; conservar o produto em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos; não guardar ou aplicar junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene ou domésticos; não efetuar a pulverização em sentido contrário ao do vento e usar equipamento de segurança e proteção.
Observações e contra-indicações: Em bovinos, ovinos e caprinos, tratar por via oral somente animais em regime de pasto. Estes animais não devem ser tratados por via oral quando alimentados com rações, farelos, mandioca, milho, uréia; assim como os que sofram de afecções hepáticas, os extremamente magros e fracos, fêmeas no terço final da gestação e animais com menos de três meses de idade. O cálculo do peso, especialmente nos animais novos, deve ser o mais exato possível. Os animais devem estar descansados antes do tratamento e permanecer em repouso por duas a três horas após a dosificação. Evitar o tratamento simultâneo com outras drogas inibidoras da colinesterase e inibidoras do Sistema Nervoso Central.
Em suínos, o tratamento terá que ser individual. Não dosificar porcas em gestação.
Carência: Em vacas de leite, obedecer a um intervalo mínimo de 10 horas entre a aplicação e a próxima ordenha. Em animais de corte, obedecer a um intervalo mínimo, entre a aplicação e o abate, de 24 horas para bovinos e suínos e 7 dias para ovinos e caprinos.
GRUPO QUÍMICO: Organofosforado INGREDIENTE ATIVO: Triclorfone AÇÃO TÓXICA:Inibidor da colinesterase ANTÍDOTO/TRATAMENTO: Sulfato de atropina. É recomendável associar reativadores da colinesterase (oximas), tratamento sintomático e descontaminação.
Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário. Apresentação: sachês de 20g, 150g* e 500g* *acompanhados de medidor plástico para 5 a 10 g. Classe Terapêutica: ENDECTOCIDAS (AÇÃO EM ENDOPARASITAS E ECTOPARASITAS) (ANTI-PARASITÁRIOS) Princípio(s) Ativo(s): TRICLORFON (METRIFONATO) Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: 1462/59 Responsável Técnico: Mário Eduardo Pulga - CRMV: (RJ) 3552-S
|