Excepcional fazenda em São Domingos-GO
1.597 hectares ou 330 alqueires
Terra vermelha
Entorno de 60% plana
Casa sede
Casa de peões
Curral calçado
Curral de retiro
Barracão
Cercas toda em aroeira
Energia elétrica trifásica
Indutria de sal
Muita madeira
Capins: Mombaça, Braquiarão, Massai. Anolgon e Tifton
Informações sobre a região
São Domingos é uma das cidades antigas e históricas do Estado de Goiás. Ainda com uma arquitetura colonial, o município tem origem datada de fins do século XVIII. Segundo consta, Arraial Velho, que fica a 2 Km da atual cidade, foi o primeiro povoado ente no local.
Moradores mais tradicionais contam que, na época, o mineiro Domingos José Valente transferiu-se para o local, vindo da Bahia, em busca de ouro. Como forma de proteger-se, levou uma imagem de São Domingos de Gusmão. Chegando ao local, o pioneiro construiu um altar para a imagem, que deu origem ao nome do município e do rio que cerca a cidade.
Domingos permaneceu ali como um dos primeiros colonizadores. Após a decadência da mineração, passou a se dedicar à lavoura e à pecuária sendo esta a base da economia atual
Gentílico: dominicano
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São Domingos, pela lei provincial nº 14, de 23-07-1835, subordinado ao município de Arraias.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São Domingos, pela lei provincial nº 3, de 14-10-1854, desmembrado de Arraias. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-04-1855.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 2 distritos: São Domingos e Galheiros.
Pela lei municipal de 07-01-1919, é criado o distrito de Guarani e anexado ao município de São Domingos.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: São Domingos, Guarani, Mucambo e São João do Galheiros, ex-Galheiros.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 557, de 30-03-1938, o distrito de São João do Galheiros voltou a denominar-se Galheiros.
Pelo decreto-lei estadual nº 1233, de 31-10-1938, o distrito de Mucambo é extinto. Parte de seu território foi anexado ao distrito de Guarani e parte do distrito de Galheiros, ambos no município de São Domingos.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: São Domingos, Galheiros e Guarani.
Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Guarani passou a denominar-se Coatiçaba.
Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o município de São Domingos é constituído de 3 distritos: São Domingos, Coatiçaba e Galheiros.
Pela lei estadual nº 2123, de 14-11-1958, desmembra do município de São Domingos o distrito de Galheiros. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São Domingos e Coatiçaba.
Pela lei estadual nº 4800, de 08-11-1963, desmembra de São Domingos o distrito de Coatiçaba. Elevado à categoria de município com a denominação de Guarani de Goiás.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito Sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Economia
O município tem como principal atividade econômica a agropecuária, com destaque para a pecuária bovina e à agricultura de subsistência. O potencial turístico do município, ainda pouco explorado, é outro elemento importante para a economia local, incentivado principalmente pelas riquezas naturais entes ali: Complexos de cavernas (Parque Estadual Terra Ronca) , áreas de preservação ambiental (Floresta Nacional da Mata Grande), nascentes, rios, cachoeiras e o belo lago que circunda a sede do município.
Existe uma forte dependência da economia local em relação às fazendas agrícolas instaladas pelos sulistas na Serra Geral, divisa com os municípios baianos deSão Desidério e Correntina, geradoras de empregos para boa parcela da população dominicana. O município é rico em reservas minerais. São importantes fontes de renda de São Domingos: mineração de jazidas de calcário, ouro, cassiterita e, recentemente, a geração de energia hidroelétrica. Em São Domingos está o maior polo turístico da região, o ecossistema da Serra Geral de Goiás, local que esconde grutas, cavernas, rios e montanhas.
São Domingos gera cerca de 95% da energia consumida pela região Nordeste goiano através da Usina Hidrelétrica de São Domingos, que deu origem ao Lago de São Domingos, uma grande atração turística da cidade.
Conhecida internacionalmente pelas suas grutas e cavernas, a região guarda encantos que atraem turistas do mundo inteiro. Destacam-se as grutas de Terra Ronca, Angélica e São Mateus consideradas as maiores.
Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item.
Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads?
Informar aqui