Utilizada no processo de mistura de qualquer tipo de ração ou alimento ( silagem de milho, silagem de capim, resíduos industriais ( como por exemplo: cevada, polpa cítrica,
torta de algodão, farelos, concentrados e sais) e todo tipo de matéria orgânica com valor nutritivo para alimentação animal.
O sistema de mistura por tombamento proporciona ração rápida e totalmente homogênea, obtida através da movimentação de correntes e travessas.
O sistema estacionário permite grande agilidade no processo de mistura e fornecimento da ração aos animais, pois o processo de mistura opera independentemente do processo de fornecimento da ração aos animais, de forma que enquanto a misturadora executa o processo de mistura, o vagão forrageiro executa simultaneamente o processo de fornecimento da ração aos animais , sendo assim, toda vez que o vagão forrageiro retorna à fábrica de ração para ser reabastecido, já e uma mistura pronta e disponível para ser fornecida aos animais. Este ciclo permite multiplicar a capacidade de produção de ração e triplicar a rapidez do processamento da ração.