Sementes de Tinge Cuia
Opiliaceae
Agonandra brasiliensis Miers ex Benth & Hook. f.
Nomes Populares: Tinge-Cuia (MG), Quinze-Cuia (MS), Pau-Marfim-do-Cerrado, Pau-Marfim-do-Campo, Pau-Marfim (PA), Amarelão (PA), Cerveja-de-Pobre (MA), Imbu-D"anta (MA), Quina-de-Veado (MA), Tatu (MG) e Amora-do-Mato (ES).
Ocorrência: Cerrados e cerradões de todo o país, bem como na floresta semidecídua das bacias do Paraná e Paraguai e, matas calcárias adjacentes ao Pantanal Matogrossense.
Morfologia: Planta dióica de 8-15 m de altura, dotada de copa ovalada muito característica, com folhas e ramos pendentes. Tronco ereto e cilíndrico, de 15-25 cm de diâmetro, com casca muito grossa e suberosa, com sulcos longitudinais profundos, descamando em placas grossas.
Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-outubro juntamente com o surgimento da nova folhagem.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica e exclusiva dos cerrados, cerradões e matas semidecíduas. Ocorre preferencialmente em terrenos arenosos e calcários. Apresenta dispersão ampla e esparsa, não obstante descontínua e irregular ao longo de sua área de ocorrência.
Madeira: Pesada (densidade 0,87 g/cm³), dura, de textura fina, grã direita, de média resistência mecânica e pouco suscetível ao apodrecimento.
Informações Complementares: A madeira é indicada para marcenaria , tornearia, tacos, para confecção de artefatos decotativos, armação de selas e de rodas de carroças, bem como para lenha e carvão. As sementes são oleaginosas. A casca fornece uma camada de cortiça de até 4 cm de espessura. As folhas e raízes são consideradas medicinais e os frutos muito procurados por pássaros e outros animais. A raíz foi outrora usada para colorir a cerveja. A árvore possui qualidades ornamentais que a recomendam para a arborização.
Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item.
Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads?
Informar aqui